Thursday, September 2, 2010

Comparando...

É praticamente impossivel passar um dia sem que algo ou alguma situação me faça pensar e comparar a NZ com o Brasil.
As eleições presidenciais brasileiras tomam conta do noticiário da internet e por aqui estão chegando as eleições para prefeito, vereadores e outros cargos públicos.
Por ter visto de residente eu sou apto à votar. Para isso eu tive que preencher um formulário simples que o próprio orgão elitoral me mandou e depois confirmar meu endereço. Nas próximas semanas eles devem me mandar a lista de candidatos e os cargos disponiveis para que eu fique por dentro de tudo e no dia da votação eu só preciso comparecer ao local de voto com um documento com foto e estarei pronto pra fazer parte da "festa da democracia".
Diferente do Brasil, a política não atrai o interesse da maioria dos kiwis e provavelmente só metade da população irá votar nas próximas elições.
Por aqui vota quem quer e se quiser.
Não há horário político, debates, propaganda na tv, rádio ou nas ruas. Alguns poucos entusiasmados colocam uma placa com o nome do candidato na frente de casa, sem foto, sem número, sem partido, só o nome.
Tudo é muito discreto e sem acusações e lavação de roupa suja na mídia.
O lado ruim? As pessoas não conhecem os candidatos e muito menos suas propostas e acabam votando em qualquer um que lhe vem à cabeça.
Reeleição é permitida e por quantos mandatos o cara quiser e conseguir. O atual prefeito de Invercargill, Tim Shadbot está no quarto mandato seguido e tem grandes chances de ganhar mais um.
Dizem que política não se discute então não vou comentar sobre as eleições brasileiras. Mas que a coisa é bemmmm diferente daqui...aff isso é.

2 comments:

Anonymous said...

Verdade mesmo gato, aqui tudo eh bem discreto mas todos os canditos tem mostrado a campanha politica nos jornais regionais...outra coisa interessante Frana cardno ja esta no sexto mandato e esta como canditada para essa eleicao e eh a unica mulher en NZ q esta no mesmo cargo por mais de vinte anos!!!!!
beijo

Homem, Homossexual e Pai said...

dificil saber o que é melhor...achoque um meio termo seria mais interessante, além do que, newzelander´s nõa pode se divertir com a candidatura do TIRIRICA, do Ronaldo Esper, do Baotre e da Mulher Pêra!