Wednesday, September 29, 2010

A festa da democracia kiwi.

Comentei sobre as eleições aqui na Terra Média e como os kiwis não sofrem com a propaganda elitoral e muito menos com a lavação de roupa suja dos debates e as acusações que os candidatos trocam entre si durante esse período.
Semana passada chegou pelo correio meu "kit voto" que constitue em um formulário de voto onde tenho o cargo em disputa e abaixo o nome de todos os canditados à vaga. Um livreto com todos os candidatos, foto e um pequeno resumo de quem são eles e por que querem ocupar aquela vaga (nada de promessas ou comparações) e um envelope de retorno. A foto está aí ao lado pra conferir.
As eleições são para prefeito, membros do conselho municipal, (chamemos de vereador) membros do conselho do Invercargill Licensing Trust, organização que regulamenta, gerencia e desenvolve os mais variados projetos em prol da cidade, membro da conselho de saúde e membros do conselho de meio-ambiente e desenvolvimento humano chamado Enviroment Southland.
O mais curioso é que para vereador são doze vagas e você pode escolher os doze candidatos que quiser. Ou seja, você escolhe sua seleção de vereadores para governar a cidade! E o mesmo ocorre com os outros cargos na eleição, dozes vagas pro ILT, seis pro conselho de saúde e pro Enviroment Southland.
Ninguém é obrigado a escolher doze nomes tanto que eu mesmo só escolhi uns quatro.
Outra coisa super curiosa é que nenhum canditado tem partido político, ou pelo menos menciona. No país existem mais ou menos uns dez partidos políticos mas só é mencionado à que partido o cara pertence quando trata-se de membros do parlamento, ministros e o presidente. Engraçado né?
Ao menos para as eleições locais você pode seguir qualquer visão política e não ter que escolher entre situação ou oposição.
Não há limite de reeleições tanto que o atual prefeito de Invercargill ocupa o cargo há 14 anos já!
Outra coisa curiosíssima; um canditado pode candidatar-se à mais um cargo público na mesma elelição. Um cara por exemplo é candidato a prefeito, vereador e conselheiro de saúde, acreditam??? No melhor estilo, "me elege pra qualquer coisa, mas me elege". Hahahahaha
Bom, eu preenchi meu formulário de voto e coloquei na caixa de correio. Pronto!

2 comments:

Eli said...

Gato agora vc precisa comentar sobre o resultado das eleicoes Kiwi.
xoxo

Rob said...

Quanto recebe (direta ou indiretamente) um prefeito neozelandês? Ou melhor, que tipo de trabalhadores na NZ recebem o mesmo que um prefeito, ministro ou presidente? Tenho certeza que a sociedade aí é bem planificada e não deve haver uma diferença muito grande. E sobre a política, a arte do convencimento, perceba como ela isso é muito mais importante em uma sociedade em ebulição do que em uma sociedade mais harmoniosa, já em estágio de conservadorismo do que revolucionarismo. Em países de pobres como o Brasil, é impensável que um mandatário fique no poder por muito tempo sem ser uma ditadura... as insatisfações e o espectro político conturbado e fértil para promessas e idealismos radicais, na mesma medida em que a sociedade é cheia de carências, que impedem uma digamos "harmonia política". Mas pela NZ, essa é uma tendência do desenvolvimento.