Friday, October 30, 2009

Oh Southland!

Eu moro na cidade de Invercargill, capital da porvincia de Southland, que significa "terra do sul". É o fim do mundo basicamente, de casa até o ponto mais ao sul do planeta Terra é pertinho.
Nos anos 1960 os Rolling Stones numa turnê pela região acabou tocando no Invercargill Civic Theatre e teriam dito que Invercargill era (com perdão da palavra) o cú do mundo.
Os kiwis nunca se esqueceram disso e recentemente foi encontrada uma placa de concreto autografada por Mick Jagger.
Nacionalmente, Southland é conhecida como a terra das Bluff oysters, ostras da cidadezinha pesqueira de Bluff que são disputadas pelo país inteiro durante a temporada e que eu tenho o privilégio de comer direto das mãos dos pescadores e que eu cozinho até dizer chega entre março e julho.
A terra de Burt Monro e The World's fastest Indian, retratado no cinema por Anthony Hopkins em "Desafiando os Limites", recomendo!
Invercargill tem o prefeito mais conhecido do país, somente atrás do primeiro ministro! Tim Shadbolt é engraçado, carismático e muito exêntrico! Só conhecendo pra ver.
A região é bem caipira aos olhos dos habitantes da Ilha Norte, ainda mantém seu sotaque com o R carregado e muito da colonização escocesa. É a casa do Southern Steel, um dos melhores times de netball da trans-tasman, casa também do maior orgulho de Southland no momento, os Southland Stags, time the rugby que além de acabar de garantir seu lugar nas semi-finais da Air New Zealand Cup o campeonato nacional ganhou o Rafurly Shield pela primeira vez em 50 anos!!!
Vamos à aula: Ranfurly Shield (Escudo de Ranfurly) é disputado entre os times da NZ desde 1900 e o time campeão defende o direito de manter o escudo consigo em jogos contra times visitantes. Caso o time visitante ganhe a partida ele leva o escudo consigo e no seu próximo jogo em casa terá que defende-lo. O escudo passa por diferentes mãos durante o campeonato mas é sempre um desafio para o detentor do escudo tentar mante-lo por mais tempo possível. Acontece que os Stags não conseguiram trazer o escudo pra casa nos últimos 50 anos e a vitória veio contra Canterbury numa partida difícil e muito dura.





A cidade e a província inteira estão cheios de orgulho e na chegada do time no aeroporto mais do que mil pessoas foram recepcionar o time. E na última terça-feira a cidade parou para festejar os jogadores num desfile em carro aberto pelas ruas da cidade. Por volta de 10 mil pessoas festejaram a presença do Ranfurly Shield na cidade e eu era um deles! Claro que a parada passar em frente ao restaurante ajudou muito! Hehehehe.
Nas fotos, a multidão em frente do restaurante que fica ao lado do Civic Theatre saudando o time, o Shield nas mãos de um dos jogadores e o Shiled sendo apresentado à cidade da sacada do teatro.

No comments: