Tuesday, August 14, 2007

Projeto Ilha Sul - Boletim Final



Foram 09 dias de viagem, 2.722 kilometros rodados, hospedados em 07 hostels diferentes, mais de 50 cidades, vilas e distritos percorridos, todos os 05 Estados da Ilha Sul foram visitados, Nelson/Malborough, West Coast, Canterbury, Otago e o nosso, Southland.
Mais de 500 fotos e 15 videos registrados.
Muitas coisas sensacionais que nao serao esquecidas e poucas, bem poucas pra deixar de lado.
A regiao que o cozinheiro/lesado vive, Fiordland, eh muito bonita, todos jah cansaram de ver as fotos dos lagos, rios e montanhas com neve. Mas nenhum dos dois viajantes poderia imaginar que viria paisagens mais bonitas ainda, umas que lembravam lugares mais gelados que aqui e outros que faziam lembrar as praias tropicais tupiniquins.

Muitos momentos de completa admiricao diante de uma natureza tao exuberante, tao perfeita! Cartoes postais nao conseguem exibir a beleza que se pode constatar ao vivo, mas as imagens fazem com que aqueles que estao longe possam entender um pouco o motivo de tanta felicidade.

O cozinheiro/lesado e Miss Eli (VIB) fizeram um ranking dos destaques e das melhores coisas encontradas pela viagem. O espaco se torna pequeno demais pra dividir o material que foi acumulado. Vamos tentar!
O melhor da viagem definitivamente foi a Colonia de Focas em Kaikoura e Waipapa Bay, ficar tao perto delas, fotografa-las e filma-las, sentir o cheiro delas (nada perfumado) foi uma experiencia que ficarah marcada! E que com certeza estah na lista das que queremos repetir.
Os lugares mais bonitos: Kaikoura, Kaiteriteri e Punakaiki.
As focas e a costa de Kaikoura sao lindas, da praia voce pode ver a montanha com neve, imagem de fantasia mesmo.
Kaiteriteri lembra as pequenas prainhas do nordeste brazuca, areia dourada e muitas conchas no chao.
Punakaiki e suas Pancakes Rocks sao uma obra da natureza.


Os melhores hostels: Noah Ark Backpackers (Greymouth), Sleepy Whale Backpackers (Kaikoura) e Foley Towers (Christchurch). Todos confortaveis, limpos e com atendimento amigavel, super amigavel no caso do Sleepy Whale! heheheh
A melhor refeicao: Uma barraca de comida alema na praca da catedral de Chirstchurch que servia pure de batata, repolho refogado e uma salsicha alema com mostarda, nada de espcial ate ai, porem a salsicha se parecia muito com a calabreza defumada brazileira...motivo de felicidade dos viajantes! (hummm)
Toda viagem tem seus imprevistos, e nenhuma escapa dos problemas, por isso existiram as piores coisas: Hanmer Springs e a falta de vagas nos hostels de Blenheim, oque nos obrigou a dormir em Renwick, pequena cidade ao lado. Porem, Watson's Way foi um otimo hostel, muito melhor que os que visitamos e estavam cheios.
Hanmer Springs era tido por varias pessoas como o lougar que nao poderiamos deixar de visitar, ele ficou fora do roteiro original do projeto por ficar fora da costa e nos deslocar para dentro da ilha para visita-lo, sua atracao e unica eram as piscinas de aguas naturais aquecidas. No decorrer da viagem decididos ir ate lah...pra nada.
As tais piscinas foram transformadas em parque aquatico (de pessima qualidade) e para visitar ou nadar eh preciso pagar uma entrada. Alem disso, o lugar oferecia absolutamente nada.
Algumas refeicoes tambem foram bem infelizes entre elas: Sweet and Sour Chicken (Greymouth) e Burritos (Christchurch), melhor nao comentar!
Nada que esteja no ranking "ruim" afetou a viagem, afinal de contas, nada tirava a exitacao de conhecer lugares novos.
Voltando de Kaiteriteri, uma forte chuva de granizo nos pegou de surpresa, minutos depois ela passou e deixou em seu lugar um arco-iris enorme em forma de arco. Paramos na estrada para fotografar onde ele comecava, dentro da baia em Mapua, numa praia sensacional a poucos passos do asfalto. De volta a estrada pudemos ver de perto o fim do arco-iris, na verdade de dentro! Ele estava no meio da rodovia! Podiamos ver as cores em volta do carro! Isso sim eh a presenca dos Deuses! E o Deus do arco-iris traz muito boa sorte!
Outro momento pra recordar foi ver um verdadeiro kiwi, o passaro! Ao Vivo! Num viveiro dentro do aquario de Chirstchurch. Muito ameacado de extincao, os kiwis sao aves noturnas, portanto o viveiro nao tinha iluminacao e fotografar e falar durante a visita era proibido. Mas a sensacao de estar perto do simbolo nacional, quase uma lenda, foi bacana demais! Outros animais que marcaram presenca foram o Takahe, muitos deles nos campos da West Coast e Nelson e uma Kea faminta em Franz Josef Glacier, duas aves muito famosas por aqui.
Em Chirstchurch provamos das baladas kiwis, tres delas inclusive! Mas de longe, nao podemos comparar a Sao Paulo....hummm
Fomos ate o lugar mais ao sul da ilha, Slope Point em Catlins, mas o clima nao nos permitiu chegar ate o mirante, nos deixando um tanto frustrados.

Comecamos a viagem com neve na estrada de Cardrona, entre Queenstown e Wanaka, tivemos muita chuva em toda a West Coast, pegamos sol em todo o norte da ilha e no fim, chuva em Catlins e neve em Invercargill. Coisas normais no inverno da NZ.
Muito aprendemos nessa viagem, muito sobre a Terra Media e no caso do Kiwi Boy, muito sobre ele mesmo.
O cozinheiro/lesado/viajante voltou pra casa, para o dia a dia. Mas com saudade da estrada!

4 comments:

Antonio said...

INVEJA...é tudo o que sinto nesse momento!.hahahahahaha....
To impressionado com o numero de focas nessas fotos!!....
ADOREI O POST!principalmente:

"Muito aprendemos nessa viagem, muito sobre a Terra Kiwi e no caso do Kiwi Boy, muito sobre ele mesmo"

Abracoooo

Anonymous said...

Certamente muito foi se visto durante estes 2722 km, lugares deslumbrantes, realmente de tirar o folego mas a volta a realidade sempre eh dura, muito mais do que gostariamos... Mesmo assim estou feliz por compartilharmos este Projeto juntos e espero um dia possamos repetir...mas ai sera projeto Ilha Norte, haha
Beijo
Love

Anonymous said...

Humm.. voltou as origens mais remotas, aos ancestras que desbravaram o mundo.... ao invés do espírito dos navegadores, apenas bandeirantes...rsrs
faltaram os videos... e falar do mico da foca correndo atrás de vc!!!
quero um post especial sobre focas!!!!!!!!!!!!!!!

Anonymous said...

Estou muito feliz, por saber que você esta em um processo evolutivo constante, sem traumas e natural.

Para mim você ja é um GRANDE HOMEM.

Beijo no seu coroação. Geca