Monday, November 15, 2010

Da série "Quanto custa?"

Essa semana venho sofrendo com um "bendita" conjutivite bacteriana que me deixou literalmente com sangue nos olhos (hehehe). O que começou com uma irritação nos olhos logo e que eu achei que era nada, se tornou uma bela dor de cabeça.
Estava em Te Anau visitando Eli e Blair e comprei um colírio anti-alérgico o que na verdade não ajudou muito. Não pude trabalhar no sábado de manhã então decidi que o melhor seria ir ao médico e receber o tratamento adequado pois teria que trabalhar naquela noite.
Todos os médicos particulares da cidade fecham nos fins de semana e as únicas opções eram o hospital ou o médico de urgencia que abre quando os outros fecham.
A primeira opção é gratuita e eu teria que esperar algumas horas na fila até ser atendido por um médico sem a menor vontade de me dar o tratamento adequado e só iria fazer eu ficar mais fulo da vida. A segunda opção seria rápida, com hora marcada e com melhor atendimento masssss muito mais caro que outro médico.
Adoro comparar o tempo que leva a consulta com o valor pago por ela.
Passei não mais do que 10 minutos na sala com a médica e depois de um rápido exame ela me deu uma receita para um colírio antibiótico. O valor da consulta??? NZD$100....cem dolares!!!!
Por isso que eu sempre digo que os países ricos são os que menos cuidam dos seus doentes e dos sistemas de saúde. Eu paguei ridículos dez dolares por minutos que passei com a médica e nada, nada justifica tal custo.
O colírio custou NZD$3.00 e levou dois dias pra começar a funcionar. Hoje ja fazem cinco dias que estou com esse problema e é a primeira vez que não tenho um olhar "endiabrado" hehehehe.

1 comment:

Rob said...

Sobre os serviços de saúde, faz sentido, eles acabam voltando a ser mais caros quando deixam de ser comuns por não serem necessários como em uma sociedade pobre.

No Brasil, se não houvesse tanta demanda e tanta prioridade de serviços médicos simples como esse, eles acabariam virando algo bem caro para um público especial e seleto. Hoje não é assim, mas já foi... que aliás cabe na série: Quem disse que Brasil não muda em nada?