Uma das viagens que sempre pensei em fazer mas sempre pensei, "fica para a próxima" foi ir para Stewart Island, a ilhota bem no sul da ilha sul que da pra ver em alguns mapas.
Em janeiro deste ano quando eu e Nathan demos a volta na ilha sul em 8 dias nós já tínhamos comentado que seria uma ótima idéia ir pra lá na próxima oportunidade, ainda mais depois que pegamos gosto por fazer trilhas.
Cansei de deixar para depois e no fim de fevereiro comprei passagens de balsa para um fim de semana por lá como presente de aniversário de casamento hehe.
Tem dois jeitos de chegar até a ilha, um deles é de avião, quase um teco-teco que balança muito e é caro ou de balsa. Voando leva por volta de 20 minutos e de balsa demora 1 hora.
Como não sou fã de voar, ainda mais num avião tão pequeno, a idéia da balsa foi super bem aceita, ainda mais porque não é sempre que se tem a chance de passear de barco pelo Estreito de Foveaux.
Rakiura, nome maori para a ilha é um parque nacional e um santuário de pássaros nativos, inclusive o kiwi. Tem uma população de 400 habitantes, a energia elétrica é via geradores a diesel e os locais vivem da pesca e tursimo.O vilarejo de Oban, a "capital" da ilha é o único ponto habitado e de lá partem os barcos de passeio, pesca, tours e as trilhas começam por lá também.
O ponto de encontro dos moradores e dos turistas é o South Sea Hotel que além de hotel tem também um restaurante e um bar que está sempre bombando.
Eu e Nathan saímos na sexta-feira de Invercargill até Bluff onde pegamos a balsa num dia chuvoso e com vento forte...imaginem o mar.
As ondas eram maiores que a balsa e o trajeto não foi nada legal. A galera começou achando tudo um barato mas depois de 10 minutos de euforia, uns começaram a vomitar e passar mal e tudo ficou quieto...heheh.
Ficamos hospedados no hotel que foi construído no início dos anos 1920 e fica de frente para a baía.
No sábado eu e Nathan saímos para fazer uma trilha que dá uma volta por fora de Oban e tem partes de floresta e outras pela costa. A chuva estava meio chata mas a caminhada foi ótima e a trilha como era fácil levamos menos de 2 horas para terminar.
No domingo pela manhã, sem a chuva chata, fizemos uma trilha pela costa que vai até a ponta da baía onde fica um pequeno farol eletrônico e de se pode observar pinguins, albatrozes, golfinhos e focas. Não tivemos sorte neste dia mas a caminhada na mata é cheia de sons e cantos dos mais variados pássaros e de paisagens exuberantes.
Levamos por volta de 2h30m e ainda tivemos tempo de descansar, dar uma olhada em lojinhas e no centro de informação antes de pegar a balsa de volta pra Bluff.
Mesmo com as pernas cansadas, o fim de semana foi super relaxante e recomendo a visita à Stewart Island, não é barato ir pra lá e muito menos se hospedar por lá, a comida também não é barata mas o hotel é confortável, a estrutura é boa e a comida bem gostosa.
Fotos da viagem em breve.
Kia ora.
No comments:
Post a Comment