São mais de duas semanas desde o terremoto que devastou grande parte da cidade de Christchurch e região.
O número de vítimas fatais parou em 166 já tem alguns dias e os trabalhos de demolição já estão em andamento. No momento, 98% da cidade tem energia elétrica restabelecida e 95% tem água encanada.
Todos os dias aparecem novo dados sobre a real escala de destruição e a situação das casas, prédios, bairros e ruas.
Sabe-se que metade dos prédios históricos da cidade não tem condições de serem recuperados e terão de ser demolidos, há muitos esforços para salvar a Catedral da cidade, símbolo de Chrsitchurch.
Um total de 20 mil casas, isso mesmo, serão desocupadas e demolidas. Um bairro inteiro deixará de existir, para sempre. As rachaduras e danos na terra são tão profundos que não há condições de se construir nada naquela região. Então centenas de famílias terão que encontrar outros lugares para morar.
A Copa do Mundo de Rúgby acontece aqui na NZ em setembro desse ano e até o momento não há nenhuma garantia de que a cidade poderá receber os 6 jogos programados até então. O problema não é o estádio, que não sofreu grandes danos mas sim a rede hoteleira que está em frangalhos.
O governo tenta ser positivo e diz que Christchurch terá prédios mais modernos e contruídos para aguentar terremotos futuros porém, milhares de pessoas já deixaram a cidade e não querem voltar mais e as que ficaram ainda estão incertas sobre que tipo de cidade e vida terão no futuro.
Não podemos prever quando o próximo terremoto virá e nem se será pior que o último e por isso o futuro é dificil de imaginar.
No comments:
Post a Comment