Sunday, December 5, 2010

Mais um ano...

No último dia 03 de dezembro eu completei 4 anos vivendo na Nova Zelandia.
Vou ser bem clichê e dizer que nem parece que já se passaram quatro anos e que sou muito feliz por ter conquistado todas as coisas que tenho hoje e de ter alcançado tantos objetivos.
Acho que mais do que as coisas que o dinheiro pode comprar pois são todas descartáveis o melhor de toda esse jornada aqui na NZ é que me tornei um homem adulto. Nos próximos dias completo 29 anos de vida e muito pouco ficou do brasileiro inseguro e inexperiente, que sempre morou com seus pais e dependeu deles para muitas coisas.
Hoje o "quase kiwi" já completou uma longa caminhada e ganhou experiencia, segurança, independencia, algumas rugas e cabelos brancos e provavelmente faz seus pais muito orgulhosos todos os dias.
Só tenho a agradecer minha família no Brasil pelo alicerce e suporte que sempre me deram, à Miss Eli que foi, é e sempre será parte importantíssima da minha jornada na Terra Média, à Nathan por ser tudo o que sempre procurei na minha vida e à família kiwi que ele me deu. E principalmente aos Deuses por me abençoarem todos os dias.
Mal posso esperar pelos anos que virão e o tanto que quero melhorar, crescer e conquistar.
Kia Ora!

Friday, November 26, 2010

Maple Glen Gardens

Essas são fotos de um dos jardins mais bonitos que eu já visitei.
Fica numa estradinha saindo de Wyndham há uns 40 minutos de Invercargill.
O jardim é uma propriedade particular mas é aberto ao público gratuitamente. Pode ser alugado para casamentos e outras cerimonias e é mantido principalmente por doeções e pela prórpia família que mora no local.
O jardim começou com a paixão da matriarca da família por jardinagem e cresceu, cresceu e hoje ocupa uma área de 20 acres de terra.
O lugar parece saído de livros de contos de fadas.
Estive lá com Nathan há umas duas semanas, ele estava procurando por bons lugares para as fotos do casamento que ele fotografou no fim de semana seguinte. Lugares dignos de fotos é o que não falta.
Dá uma olhada no jardim, nas aves que moram por lá e na casa dos donos!

Monday, November 15, 2010

Da série "Quanto custa?"

Essa semana venho sofrendo com um "bendita" conjutivite bacteriana que me deixou literalmente com sangue nos olhos (hehehe). O que começou com uma irritação nos olhos logo e que eu achei que era nada, se tornou uma bela dor de cabeça.
Estava em Te Anau visitando Eli e Blair e comprei um colírio anti-alérgico o que na verdade não ajudou muito. Não pude trabalhar no sábado de manhã então decidi que o melhor seria ir ao médico e receber o tratamento adequado pois teria que trabalhar naquela noite.
Todos os médicos particulares da cidade fecham nos fins de semana e as únicas opções eram o hospital ou o médico de urgencia que abre quando os outros fecham.
A primeira opção é gratuita e eu teria que esperar algumas horas na fila até ser atendido por um médico sem a menor vontade de me dar o tratamento adequado e só iria fazer eu ficar mais fulo da vida. A segunda opção seria rápida, com hora marcada e com melhor atendimento masssss muito mais caro que outro médico.
Adoro comparar o tempo que leva a consulta com o valor pago por ela.
Passei não mais do que 10 minutos na sala com a médica e depois de um rápido exame ela me deu uma receita para um colírio antibiótico. O valor da consulta??? NZD$100....cem dolares!!!!
Por isso que eu sempre digo que os países ricos são os que menos cuidam dos seus doentes e dos sistemas de saúde. Eu paguei ridículos dez dolares por minutos que passei com a médica e nada, nada justifica tal custo.
O colírio custou NZD$3.00 e levou dois dias pra começar a funcionar. Hoje ja fazem cinco dias que estou com esse problema e é a primeira vez que não tenho um olhar "endiabrado" hehehehe.

Thursday, November 4, 2010

A primeira presidente do Brasil

Essa semana o Brasil elegeu sua primeira presidente e Dilma Rousseff entrou para a história da política mundial.
Muitos acreditam que a eleição de uma mulher para o cargo mais importante do país mostra um avanço na mentalidade brasileira e que isso fortifica a imagem da mulher tanto no mercado de trabalho como na política.
Acredito que Dilma foi eleita devido a imensa aceitação da população à política de governo de Lula e como ela foi a indicada por ele não poderia ter sido diferente, acredito que qualquer outro candidato que vestisse a camisa de indicado por Lula iria ganhar.
Não acredito que na hora do voto as pessoas levaram em conta Dilma ser ou não mulher e sim se ela seria ou não capaz de continuar a atual gestão de governo.
Quando o assunto é política o sexo do candidato não parece influenciar na decisão do voto, ainda bem!
Um dado muito interessante é que atualmente os grandes rivais sul-americanos tem mulheres no comando e até março deste ano o Chile tinha uma mulher no poder também. Ao todo são 18 presidentas no poder ao redor do mundo em países como Libéria, Índia e Quirguistão, onde a política foi sempre regida por homens e em importantes nações como Alemanha, Suiça e Australia.
A NZ já teve duas primeira-ministras Jenny Shipley (que nasceu em Gore, há 70km de Invercargill) entre 1997 e 1999 e Helen Clark entre 1999 e 2008 esta última foi reeleita tres vezes!
Finlândia, Irlanda Filipinas, Islandia já tiveram duas mulheres no poder e a Suiça está na terceira!
Viva a democracia e boa sorte à Dilma!

Thursday, October 28, 2010

The Hobbit

Não por falta de vontade mas por falta de tempo e organização que fiquei sem postar esse tempo.
Meu chefe, Nick saiu de férias por dez dias e eu tive que segurar as pontas na cozinha por isso a falta até de entusiasmo pra parar e escrever algo.
Uma coisa tem agitado bastante a mídia por aqui, a produção ou não do filme The Hobbit por aqui.
A Warner Bros, Weda Midia, South Pacific Studios e Sir Peter Jackson o diretor entraram num entrave enorme com o sindicato de atores aqui na NZ. O sindicato exigiu garantias de condições de trabalho e remuneração dos envolvidos com o filme e depois de atentidas o sindicato passou a pressionar a produção do filme por mais e mais exigências oque foi considerado descabido e causou estresse entre as partes até que na semana passada Sir Peter Jackson afirmou que os estúdios envolvidos estavam dispostos a mudar a locação do filme e transferi-la para a Inglaterra ou até mesmo Canadá diante de tais pressões.
Foi aí que os próprios atores e trabalharadores da indústria cinematográfica da NZ saíram às ruas para protestar contra o sindicato, acusando-o de mesquinhez e de por em risco centenas de empregos por causa de suas duras exigências!
Sir Peter Jackson veio à NZ no começo da semana para reuniões com o sindicato e depois de horas de discussão com a presença do primeiro-ministro kiwi John Key que entrou na confusão foi decidido manter a produçào por aqui!
A Terra Média será novamente a Terra Média!
Para manter o projeto em terras kiwis até mesmo leis trabalhistas envolvendo a indústria serão alteradas pelo parlamento e o governo kiwi assumiu participação no subsidio da produção em até NZD$10 milhões por filme (dois filmes estão previstos pelo projeto) tudo isso porque o governo entende que as centenas de empregos criados pelo projeto e a exposição que o filme fará da NZ no mundo trará mais turistas e gerará mais dividendos em retorno.
The Hobbit está previsto para ser o filme mais caro da história do cinema e tem tudo para se tornar uma febre. A estréia do primeiro filme está prevista para dezembro de 2012 e o segundo para dezembro 2013. Eu mesmo já não me aguento de expectativa.
O filme se passa antes da batalha pelo anel, quando Bilbo Baggins encontra o anel perdido e o mal desperta a Terra Média em batalhas pelo poder.  

Sunday, October 17, 2010

A Festa da Democracia Kiwi: Resultado

Preenchi o formulário de votação e postei meus votos faltando mais de uma semana pro fim do prazo.
No dia 09 de outubro poucas horas depois que os votos começaram a ser computados o resultado já mostrou uma grande vantagem ao canditado à reelição Tim Shadbolt e ele está garantido para mais um mandato, pela quarta vez seguida!
Democracia kiwi e assim...em time que tá ganhando não se mexe mesmo!
Outro resultado por aqui mas esse não é pra se comemorar.
Southland Stags, o time de rugby da cidade perdeu pra Canterbury, o bicho papão do rugby e se despediu do Ranfurly Shield, agora faltando duas rodadas pro fim da fase de classificação o time luta pra garantir a semi-final em casa, no momento o time é segundo.
Go Stags!!!
Os All Whites, seleção de futebol recebeu Honduras e Paraguai para amistosos por aqui e depois de um morno empate contra Honduras os All Whites tiveram uma aula básica de futebol sulamericano  caiu por 2x0 deixando todo mundo um tanto decepcionado.
Eu mesmo perdi total interesse por esse time, afinal de contas depois da mágica campanha na África do Sul era óbvio que o sonho iria cair por terra e eles voltariam a encarar a realidade do futebol mundial.
Mas eles ainda emrecem muito respeito pelos resultados na Copa.

Tuesday, October 5, 2010

Comomwealth Games

Esse nome complicado é facilmente traduzido como os Jogos da Comunidade Britânica, uma mini olimpíada envolvendo os países pertencentes à coroa britânica. Mais do que um grupo de ingleses e ex-colonos que se juntam para competir os Jogos da Comunidade Britânica se tornaram um evento grandioso.
A associação dos jogos envolve mais de 50 países, entre eles países sem laços históricos com o Reino Unido, um exemplo é Moçambique, que faz parte dos jogos mas é ex-colônia portuguesa.
A edição deste ano acontece em Nova Delhi, Índia e começou no dia 03 de outubro com a participação de mais de 3 mil atletas.
Muito, mas muito mesmo se falou sobre a capacidade da Índia de receber os jogos. Nos últimos quatro anos as autoridades indianas pouco fizeram pelos jogos e claro que a correria pra deixar tudo pronto no último minuto colocou a credibilidade dos jogo em cheque.
Poucas semanas antes da abertuda dos jogos, instalações ainda eram pintadas e a vila dos atletas ainda esperava por acabamentos. Fotos divulgadas na internet e na TV mostraram os quartos da vila sem água corrente nos banheiros e lixo espalhados pelo chão. Até cachorros foram vistos andando livremente pelos prédios!
Tudo isso adicionado aos recentes ataques terroristas na região colocaram algumas delegações em alerta, inclusive a delegação kiwi que deixou pra decidir se ia ou não aos jogos na ultima semana e confirmada a sua presença mandou todos os atletas adiaram as viagens a desembarcarem na Índia às vésperas de suas determinadas competições.
Com todo esse barulho causado pela desogarnização indiana a mídia dos países que colocam muito dinheiro nos jogos, caso de Inglaterra, Austrália e Canadá passou a levantar questões sobre a capacidade do Brasil de organizar os grandes eventos que estão por vir.
E não é de hoje que todo mundo cobra mais rapidez da organização da Copa 2014 e do Rio 2016, faltando menos de quatro anos para Copa do Mundo a gente ainda não sabe onde e que estádios receberão os jogos. O logo dos jogos do Rio ainda é um mistério e se no Brasil as dúvidas já são muitas imaginem nos grandes centros internacionais.
Depois das dificuldades que a África do Sul teve pra fazer a Copa acontecer, fica claro que a idéia de descentralizar os grandes eventos esportivos e dando a chance de países de terceiro mundo receberem a elite mundial esportiva cria mais do que problemas.
Sou um defensor da ídeia de que cedia o evento quem pode mais e essa coisa de dar à todos a chance de cediar não é pra niguém.
O dinheiro gasto para organizar e receber esses eventos poderiam ser investidos em coisas muito mais importantes e necessárias à população, carente de tudo. Mas aí se formos pensar, esse dinheiro todo só aparece porque é pra ser gasto em coisas bonitas e para todo o mundo ver.
Que pena.

Wednesday, September 29, 2010

A festa da democracia kiwi.

Comentei sobre as eleições aqui na Terra Média e como os kiwis não sofrem com a propaganda elitoral e muito menos com a lavação de roupa suja dos debates e as acusações que os candidatos trocam entre si durante esse período.
Semana passada chegou pelo correio meu "kit voto" que constitue em um formulário de voto onde tenho o cargo em disputa e abaixo o nome de todos os canditados à vaga. Um livreto com todos os candidatos, foto e um pequeno resumo de quem são eles e por que querem ocupar aquela vaga (nada de promessas ou comparações) e um envelope de retorno. A foto está aí ao lado pra conferir.
As eleições são para prefeito, membros do conselho municipal, (chamemos de vereador) membros do conselho do Invercargill Licensing Trust, organização que regulamenta, gerencia e desenvolve os mais variados projetos em prol da cidade, membro da conselho de saúde e membros do conselho de meio-ambiente e desenvolvimento humano chamado Enviroment Southland.
O mais curioso é que para vereador são doze vagas e você pode escolher os doze candidatos que quiser. Ou seja, você escolhe sua seleção de vereadores para governar a cidade! E o mesmo ocorre com os outros cargos na eleição, dozes vagas pro ILT, seis pro conselho de saúde e pro Enviroment Southland.
Ninguém é obrigado a escolher doze nomes tanto que eu mesmo só escolhi uns quatro.
Outra coisa super curiosa é que nenhum canditado tem partido político, ou pelo menos menciona. No país existem mais ou menos uns dez partidos políticos mas só é mencionado à que partido o cara pertence quando trata-se de membros do parlamento, ministros e o presidente. Engraçado né?
Ao menos para as eleições locais você pode seguir qualquer visão política e não ter que escolher entre situação ou oposição.
Não há limite de reeleições tanto que o atual prefeito de Invercargill ocupa o cargo há 14 anos já!
Outra coisa curiosíssima; um canditado pode candidatar-se à mais um cargo público na mesma elelição. Um cara por exemplo é candidato a prefeito, vereador e conselheiro de saúde, acreditam??? No melhor estilo, "me elege pra qualquer coisa, mas me elege". Hahahahaha
Bom, eu preenchi meu formulário de voto e coloquei na caixa de correio. Pronto!

Sunday, September 26, 2010

Vídeo!


Taí o vídeo prometido. Fiquei impressionado com meu sotaque caipira hahahaha. Enjoy!

Monday, September 20, 2010

Quando tudo fica branco.

Esses últimos dias tem sido de extrema satisfação e deslumbramento com esse fenômeno que é a neve.
Como bom brasileiro, eu nunca tinha visto neve antes de vir pra cá. E a neve era um dos primeiros tópicos da minha "to do list".
Quando morei em Te Anau era uma maravilha ver e montanha coberta de neve todos os dias, inclusive durante o verão mas a bendita neve no chegava até o chão.
No inverno quando finalmente nevou em casa foi uma festa, só tinha na cabeça as imagens de filmes com as ruas brancas e tal. Foi tudo!
Morando em Invercargill, praticamente no mesmo nível que o mar as chances de neve são quase nulas e quando acontece é muito pouca e mais granizo do que neve.
Pois bem, essa semana contra todas as expectativas, nevou por aqui, não nevou em Te Anau, mas nevou muito por aqui! Não nevava desse jeito há uns dez ou doze anos! E nevou por dois dias!!!
O choque de acordar com tudo coberto por aproximadamente 20-25 cms de neve foi incrível e nada melhor do que fazer bonecos de neve, guerra de bolas de neve e tudo o mais que a gente ve as crianças nos filmes fazendo hahahah.
A neve era tanta que meu carro não saiu do lugar e eu e Nathan decidimos ir até o parque perto de casa tirar fotos e ir tomar um chocolate quente na casa da prima dele.
A diversão foi garantida mas depois da euforia todo mundo se dá conta de que a neve não é tão prática assim.
Como meu carro não se mexeu tive que ser resgatado pelo pai do Nathan no 4x4 pra chegar ao trabalho. Muitos lugares não abriram nos ultimos dois dias devido à grande quantidade de neve nas ruas, falta de pessoal pra trabalhar e comprar.
Os supermercados fecharam ontem e um deles sofreu com a queda de parte do telhado. Várias lojas estão fechadas por falta de segurança nos telhados, a neve foi tão pesada que causou danos.
Mas o pior aconteceu no Stadium Southland, a arena esportiva multiuso da cidade. O telhado plano simplismente não aguentou o peso da neve e granizo e caiu! O prédio foi construído no ano 2000 e custou uns $10 milhões de dólares....agora não tem mais nada e nin'guém sabe oque vai acontecer com os times de netball e baskeball da cidade, pois a temporada começa em dois meses e não temos outro ginásio na cidade!
O que a neve traz de beleza ela pode trazer de danos.
Fiz muitas fotos (abaixo) e um vídeo bacaninha que prometo postar logo.

Wednesday, September 15, 2010

Programa Kiwi....Rugby

Fiz minha reserva para conseguir ingressos do jogo da Argentina na Copa do Mundo de Rugby ano que vem aqui na NZ.
Reservei quatro ingressos por NZ$31 cada oque é super barato para um evento deste porte. Porém Invercargill receberá dois jogos considerados secundários. E isso ajuda a tornar os ingressos mais acessiveis.
Depois disso nada melhor do que ir ao palco dos jogos no ano que vem, o Rugby Park.
O Southland Stags é o orgulho da província. Nas ultimas tres temproadas o time passou de mediano para um dos melhores do país, conquistando no campeonato passado o Ranfurly Shield (clique no link pra ler o post sobre isso)  http://enquantoissonaterramedia.blogspot.com/2009/10/oh-southland.html 
O jogo foi contra North Harbour e o shield estava em jogo. Casa cheia, muita animação, nada comparada à torcida de futebol no Brasil mas tudo era uma festa.
Os Stags ganharam o jogo, 47 X 21 e mantiveram o shield por mais uma semana quando jogam contra Aukland.
Neste post, fotos do jogo com casa cheia e da minha pessoa com minha melhor amiga, Eli.
Go the Mighty Stags!!!!



Friday, September 10, 2010

Copa do Mundo de Rugby 2011

Hoje começa a contagem regressiva de um ano até o início da RWC 2011 - Copa do Mundo de Rugby que será aqui na NZ!
É bem interessante poder acompanhar todos os preparativos para este que é o segundo maior torneio de uma única modalidade no mundo, atrás claro da Copa do Mundo de Futebol. Inclusive poder comparar como a NZ e o Brasil estão se preparando para receber eventos deste porte.
Pra começar a IRB é muito menos exigente que a FIFA, por isso é muito mais fácil pra um país do tamanho da NZ com apenas 4 milhões de habitantes organizar um evento tão grande.
A grande maioria dos estádios já existem e o custo dos novos é muito menor do que os estádios que estão sendo contruídos apra o futebol no Brasil (imagino a razão).
Aqui em Invercargill por exemplo o Rugby Park tem capacidade para pouco menos de 20 mil expectadores. Uma lateral inteira do estádio é só da famosa "geral", não é nem arquibancada, a galera assiste ao jogo de pé mesmo, como nos bons tempo do Maracanã.
Um estádio de futebol nunca teria uma "geral" em jogos de Copa do Mundo né?!!?
Enquanto no Brasil já não se para de falar da Copa de 2014, aqui passamos dias e até semanas sem ouvir falar da Copa 2011. Tudo é muito organizado, sem correria, Eles sabem onde os investimentos estão indo e seguem o programa à risca.
Confesso que a passionalidade latina que nos é característica dificulta muito na hora de tomar decisões e deixar o emocional de lado. Eita desespero que o futebol causa no povo brasileiro hein!?
Invercargill receberá dois jogos pela fase de grupos da copa. No dia 10 de setembro 2011 a Escócia joga contra um time ainda a ser definido (um playoff está sendo jogado entre Uruguai e Romenia pra decidir quem vai à copa) e no dia 17 de setembro 2011 a Argentina joga contra esse mesmo time que vem do playoff.
Os ingressos começam a ser vendidos amanhã de manhã e espero conseguir um ingresso para o jogo dos pumas argentinos! Ou quem sabe pros dois jogos...dedos cruzados!

Tuesday, September 7, 2010

Da série "Quanto Custa"

Se tem uma coisa que na NZ é muito mais barato de se comprar do que no Brasil, é carro.
Diferente do Brasil, a Nova Zelandia não possui indústria automobilística e nenhuma montadora nunca se interessou em produzir carros por aqui. Afinal de contas trata-se de duas ilhas de localização nada favoráveis com relação à mercados consumidores e o mercado interno tendo apenas 4 milhões de pessoas.
O grande fornecedor de carros para a NZ é o Japão, sendo com carros 0Km ou com carros usados. A qualidade dos carros que chegam por aqui depois de terem rodado kilometros por Tóquio, Osaka ou Nagoya é geralmente muito boa e o melhor fica por conta do preço.
Comparando com o Brasil, um carro importado do Japão pode custar 3 vezes menos que o mesmo carro produzido em território brazileiro e revendido após um ou dois donos.
Há tres pontos importantes para os carros japoneses serem compras tão vantajosas por aqui.
1- A quantidade de taxas e impostos pagos é quase nada perto do valor pago pelos brasileiros.
2- A qualidade de fabricação e acabamento japoneses.
3- As estradas japonesas e neozelandesas são tapetes quando comparadas às brasileiras.
Mas tudo tem um lado ruim, claro!
Como o Brasil produz praticamente todo os carros consumidos pelo mercado nacional, torna-se muito mais barato comprar peças e pagar por reparos.
Já a NZ tem que importar todas as peças assim como os carros. Os carros japoneses ou coreanos não são muitos caros pois as peças estão em todo lugar. Mas peças para carros europeus já são bem mais complicadas de se conseguir.
Crescer cercado por Volkswagen e Fiat e nos ultimos 15 anos ou mais com Peugeot, BMW, Renault, Audi e todos os outros europeus que mais tarde passaram a ser produzidos no Brasil fica difícil escolher um carro que não tenha a personalidade e design de um europeu contra a falta de estilo dos asiáticos. 
Sofri e sofro por ter optado em comprar primeiro um VW e agora um Peugeot.
Pra começar não é toda mecânica que trabalha com carro europeu e se precisar trocar peças...ferrou!
A última visita do Bullet (meu carro) custou uma pequena fortuna.
O desgraçado do Peugeot 206 já me deu tanta dor de cabeça que agora decidi dar um basta no charme europeu e adquirir um japones e ser feliz! Claro que procurarei por um com um pouco de carisma hehehe.

Thursday, September 2, 2010

Comparando...

É praticamente impossivel passar um dia sem que algo ou alguma situação me faça pensar e comparar a NZ com o Brasil.
As eleições presidenciais brasileiras tomam conta do noticiário da internet e por aqui estão chegando as eleições para prefeito, vereadores e outros cargos públicos.
Por ter visto de residente eu sou apto à votar. Para isso eu tive que preencher um formulário simples que o próprio orgão elitoral me mandou e depois confirmar meu endereço. Nas próximas semanas eles devem me mandar a lista de candidatos e os cargos disponiveis para que eu fique por dentro de tudo e no dia da votação eu só preciso comparecer ao local de voto com um documento com foto e estarei pronto pra fazer parte da "festa da democracia".
Diferente do Brasil, a política não atrai o interesse da maioria dos kiwis e provavelmente só metade da população irá votar nas próximas elições.
Por aqui vota quem quer e se quiser.
Não há horário político, debates, propaganda na tv, rádio ou nas ruas. Alguns poucos entusiasmados colocam uma placa com o nome do candidato na frente de casa, sem foto, sem número, sem partido, só o nome.
Tudo é muito discreto e sem acusações e lavação de roupa suja na mídia.
O lado ruim? As pessoas não conhecem os candidatos e muito menos suas propostas e acabam votando em qualquer um que lhe vem à cabeça.
Reeleição é permitida e por quantos mandatos o cara quiser e conseguir. O atual prefeito de Invercargill, Tim Shadbot está no quarto mandato seguido e tem grandes chances de ganhar mais um.
Dizem que política não se discute então não vou comentar sobre as eleições brasileiras. Mas que a coisa é bemmmm diferente daqui...aff isso é.

Tuesday, August 24, 2010

Da série "Quanto Custa?"

Estava conversando no msn outro dia com um amigo e leitor do blog, o Paulo. Ele é dentista no Brasil e estava contando pra ele a aventura que é ir ao dentista aqui na NZ. Eis a história:
Há dois anos atrás fiz uma restauração num dente e há dois meses este começou a doer muito, liguei pro dentista e tive que esperar 3 semanas por um horário, o que foi razoável, pois as vezes pode demorar até 3 meses pra conseguir ver o dentista.
Devo mencionar que entre ir ao dentista não é minha idéia de diversão e daria tudo pra não ter que ouvir o barulho da broca nunca na vida!
Cheguei ao dentista e fui direto pra cadeira, contei o que aconteceu, ele tirou raio-x, escaneou tudo no computador pra me mostrar, deu anestesia, removeu a massa antiga, limpou o dente, verificou que o nervo não estava exposto, fez uma limpeza básica na boca, colocou a massa nova, secou, limpou denovo e me mandou embora. Tudo isso num tempo recorde de 15 minutos! Não é brincadeira!!!!!
Dois dias depois recebi a conta pelo correio...$225.00 dolares!
Não é a toa que uma das coisas mais comuns aqui é ver gente com dente faltando na boca, dente podre ou pior, pessoas na casa dos 30 anos usando dentadura. Até o apresentador do "Jornal Nacional" daqui, quando da risada, tem um espeço a mais na boca hahahaha.
Nos países de primeiro mundo o sistema de saúde é medíocre...e pior, aqui nem dá pra ir num dentista baratinho ali na esquina como no Brasil. Humpf!
O dente não doeu desde aquele dia mas a conta bancária...

Thursday, August 19, 2010

Terra Média?!?!?

Pra quem acompanha cinema ou lê livros como quem trabalha numa livraria, vai se lembrar que a Terra Média foi onde se passou a saga de Frodo e a sociedade do anel tentando destruir o tal anel na trilogia "O Senhor dos Anéis".
Acontece que os três filmes foram rodados aqui na Nova Zêlandia e Sir Peter Jackson, o diretor, também vem daqui.
Portanto todos os cenários magníficos de montanhas, planaltos, florestas e tudo o mais são parte do que eu vejo o tempo todo por aqui.
Lugares como Milford Sound (foto), Glenorchy, Queenstown e a região de Waikato serviram de locação para os três filmes.
E isso não aconteceu porque o diretor é kiwi. A NZ é famosa por servir de cenário para filmes de hollywood como "O Último Samurai" com Tom Cruise, "As Crônicas de Nárnia", "Desafiando os Limites" entre outros.
Esse último é um orgulho nacional e principalmente do povo de Invercargill, onde moro. O filme conta a história de Burt Monroe, um apaixonado por motocicletas e velocidade que passou anos trabalhando e alterando uma moto para poder bater o recorde de velocidade numa competição que acontece todos os anos em Salt Lake City, EUA no fim dos anos 50. Burt (encenado por Sir Anthony Hopkins) nasceu e passou sua vida inteira em Invercargill onde colecionou amigos e admiradores. É possível ver a moto original com que Burt quebrou o recorde mundial por vários anos numa loja da cidade e outras réplicas no Southland Museum and Art Gallery e no centro da cidade.
Eu sempre fui muito fã de Frodo e da estória toda do "O Senhor dos Anéis" e eu e meus amigos costumávamos nos referir à NZ como a Terra Média, então pegou.

Wednesday, August 18, 2010

Mudanças...pra melhor servir.

Há quatro meses decretei o fim deste blog porque vinha desanimado e não vendo mais nenhuma serventia nos meus posts. Acho que perdi o tesão de escrever por não ter muito feedback dos leitores e também por não ter nada muito interessante acontecendo na minha vida, afinal de contas depois de um certo tempo a vida tende a entrar numa rotina e portanto menos aventurosa.
Mas como escrever sempre foi uma das minha paixões, nesses ultimos quatro meses não me faltaram idéias para posts e coisas interessantes pra falar à respeito.
Daí então que eu decidi voltar a escrever aqui mas dessa vez quero mudar várias coisas e já comecei pelo layout to blog inclusive o nome. Adeus "Almost Kiwi Boy", foi aqui que contei sobre os primeiros 3 anos da minha vida na NZ e me orgulho muito desse material, por isso que tudo ficará disponivel aqui pra quem quiser ler e pra eu mesmo matar a saudade do começo da minha jornada na Terra Média.
Outra coisa que vou mudar será o jeito de escrever, não vou mais falar da minha vida particular, quero escrever sobre a Nova Zelandia pela visão de um imigrante, as diferenças culturais, as semelhanças com o Brasil, as coisas estranhas e engraçadas e tudo o mais que eu achar interessante. É esse o formato que quero ter, dinâmico, divertido e informativo. O tipo de blog que eu gosto de ler.
Portanto, começa aqui uma nova fase, espero que gostem, espero que leiam e recomendem.
Bem-vindo ao blog "Enquanto isso na Terra Média..." meu nome é Thiago.

Wednesday, April 14, 2010

Tudo tem um fim.



A idéia inicial deste blog foi manter meus amigos e família por dentro de todas as novas experiências que eu estava prestes a vivenciar quando deixei o Brasil com destino à Nova Zelândia em 01 de dezembro de 2006.
Já se vão alguns anos e mais de cem posts contando um pouco da minha vida, da cultura kiwi e muito sobre meu crescimento pessoal e profissional.
Foi neste blog que encontrei refúgio quando a saudade de casa apertava, foi aqui que contei as histórias mais inusitadas e engraçadas que aconteceram comigo, minhas peripécias com as diferenças culturais e da maneira de pensar. Publiquei fotos, vídeos e muitas informações sobre esse país fascinante que é Aotearoa. Foi aqui que mostrei com meus posts bilingues que meu inglês desenvolveu e muito, aqui, contei como trabalhei duro desde que cheguei e fui crescendo e conquistando meu espaço nas cozinhas kiwis, contei também aqui quando decidi me mudar de Te Anau e vir pra Invercargill e mesmo que nas entrelinhas, foi aqui que contei muito sobre minha intimidade.
Numa olhada rápida pelos posts mais antigos é engracado perceber o quanto minha vida mudou, até meu jeito de escrever mudou, eu costumava escrever crônicas e mais tarde os posts viraram um jornal ou diário.
O rapaz cheio de medos e incertezas se tornou um homem que sabe oque quer (nem sempre), muito mais independente, adulto acima de tudo.
Não me arrependo de nada que fiz, melhor, tenho orgulho de grande parte das coisas que conquistei, como meu primeiro visto de trabalho e a tão sonhada residencia quase 3 anos depois. Meu primeiro carro! Minha carteira de motorista, meu título de eleitor e bens materiais, frutos de trabalho duro e remuneração merecida.
Muitas festas, shows, viagens, passeios, amizades, contatos, casamentos, o meu casamento, o grande amor da minha vida, minha família kiwi e minha casa, talvez o maior passo da vida adulta e que eu contei aqui.
Quanto ao nome do blog, uma alusão ao desafio de ser aceito num país estrangeiro, das barreiras e desafios a serem vencidos para ser parte do rebanho. Três anos, quatro meses e onze dias depois que o cozinheiro/lesado desembarcou na Terra Média o nome do blog não se enquadra mais, ele não é mais quase um kiwi, ele nunca será um, mas hoje ele é o mais próximo que se pode ser. No fim, o que mais importa é que seu unico objeito, "Encontrar a felicidade onde quer que ela esteja" foi alcançado.
Esse blog chega ao fim, não um fim derradeiro mas o fim de sua função que foi acima de tudo me entreter.
Obrigado por todos que aqui vieram e gastaram minutos de seu tempo lendo sobre minha vida, espero que tenham gostado.
Abraços, Thiago.

Tuesday, March 16, 2010

Por onde andei...


Nossa, faz muito tempo que não passo por aqui e sinto até vergonha...não que alguém tenha me cobrado posts ou reclamado da ausencia pois acho que eu seja o unico que le as coisas que escrevo hehehe.
Desde o casamento da Eli voltei minha atenção para o dia de posse da nova casa e eu e Nathan não aguentávamos mais esperar, no fim de semana (05/03) fizemos a mudança para esta que será nosso lar, nosso castelo. Felicidade é pouca, ainda nos pegamos olhando pela janela da sala e admirando o jardim e agora que começamos mudando uma coisa aqui e outra ali cada vez mais as coisas ficam do nosso jeito.
No ultimo findi compramos lustres e luminárias novas para substituir as velhas e horrorosas que estavam na casa e agora não vemos a hora de pintar a sala, hall e sala de jantar. Nathan teve a primeira experiência cortando a grama, (esporte oficial dos kiwis) e os jardins ficam mais bonitos ainda.
Decidi não postar nenhuma foto da casa aqui pois andei tendo problemas com pessoas mal intencionadas que passam muito tempo se preocupando com a minha vida e não com as delas, pronto falei!
Nesse meio tempo o trabalho atingiu niveis de estresse bem altos com alguns problemas da area administrativa e que parecem ter sido solucionados, espero receber boas notícias nos proximos dois dias...dedos cruzados!
Com relação aos terremotos e alertas de tsunamis pelo mundo, aqui não aconteceu nada, por enquanto. Digo isso pois acredito que estamos vivendo uma série de tremores ao redor do mundo e uma hora vai chegar a vez da NZ, rezo para que não seja tão forte como o do Chile e que ninguém saia ferido. Falando nisso e tentando não ser mórbido, tenho tido esse mesmo sonho já por duas ou três vezes onde estou no Sri Lanka durante um alerta de tsunami e preciso desesperadamente salvar minha vida e é algo muito estressante. Como não tenho planos de ir pro Sri Lanka, acho que só o sonho está relacionado a um jogo on line que andei jogando umas semanas atrás onde vc precisa contruir barreiras e proteção para uma pequena vila de pescadores na costa da Índia antes que um tsunami atinja a região, o mesmo jogo permite que o jogador faça o mesmo no caribe antes de uma tempestade tropical, no pacífico sul, contra um furacão e em um outro lugar do mundo antes de um terremoto. É um jogo para ensinar sobre preservação e mudanças climáticas...procure na sessão de jogos on line do UOL.
Por aqui na TV se fala sobre um ciclone mais forte que o Katrina (aquele que destruiu New Orleans) que está atingindo Fiji com ventos de quase 200km/h e um outro que já atingiu as Ilhas Salomão e está na costa da Austrália no momento. A mãe natureza está viva e atuante.
Fui.

Monday, February 22, 2010

O grande dia de Miss Eli

Já faz um mes que nào postava por aqui e foi por pura falta de vontade, confesso.
O casamento da Eli aconteceu no dia 06 de fevereiro e tudo correu perfeitamente, desde um dia lindo e quente de sol até todos os detalhes prontos no horário.
O dia foi memorável como todo dia de casamento deve ser. As paisagens vão ajudar e muito a fazer um album de casamento maravilhoso.
A festa foi bombação e me diverti demais! Foi ótimo estar em Te Anau e reencontrar todas as pessoas que eu convivi na minha primeira morada na NZ, foi muito bom colocar o assunto em dia, dar muita risada e ver a reação de todos me vendo lá com o Nathan hehehe.
Me senti muito feliz pela Eli nesse dia, o dia do casamento é um dia de sonho pra muitas mulheres e poder ter ajudado a tornar tudo realidade foi uma honra. A noiva estava lindíssima, o noivo e os rapazes estavam gatos também.
Prometo colocar mais fotos logo...essa é a unica que tenho agora.
Eli e Blair são uma família agora e desejo muitas e muitas felicidade nos anos que virão.

Sunday, January 24, 2010

Viver a vida!

O primeiro mes do ano já está no fim e é impressionante como o tempo voa.
A adaptação ao emprego novo não poderia estar sendo melhor. Parece que já trabalho por lá há meses e o relacionamento com as pessoas só fica melhor. É um tanto estranho me dar conta de que toda essa mudança de emprego foi nada dolorosa e tenho percebido como faz uma diferença tremenda trabalhar com gente capacitada e num ambiente mais profissional. Ainda tenho os momentos de estresse tendo que lidar com as coisas que ainda não aprendi ou que não sou familiar, mas faz parte do aprendizado e tenho tido muitas chances de aperfeiçoar minha técnica.
De resto a vida segue tranquila, o dia da mudança não é até 05 de março, então até lá é se preparar e juntar uma grana pras contas que chegarão com a casa.
O casamento da Eli já está chegando e mal posso esperar, será uma experiência maravilhosa poder dividir com ela esse dia tão único e especial. Talitha já está por aqui desde o natal e ela já teve a chance de ficar aqui em casa por uns dois dias e pude leva-la pra lá e pra cá, um pouco de turismo e muitas compras hehehe.
Tenho gostado desse começo de ano, o tempo está voando ao mesmo tempo que tenho tido tempo de aproveitar a vida.
Então a pedida é viver a vida e realizar o máximo que pudermos!!! Que venha 2010!!!

Saturday, January 2, 2010

O ano da minha vida!



Falar do ano de 2009 é falar de um ano que eu jamais me esquecerei, um ano repleto de realizações e conquistas e que eu posso chamar de o ano da minha vida.
No meu aniversário Nathan escreveu num cartão o quanto ele estava orgulhoso por todas as coisas que eu havia alcançado durante o ano e foi aí que me dei conta de como 2009 tinha sido importante no meu crescimento, em todos os sentidos.
O casamento em fevereiro, de longe o dia mais feliz e importante da minha vida. Um dia perfeito e muito especial, ser recebido de braços abertos pela família Hughes e saber que tenho pessoas com quem posso contar, minha família kiwi.
Nathan e eu tivemos curtas férias durante a páscoa e passamos seu aniversário em Christchurch e Akaroa o que serviu quase que oficialmente como lua-de-mel.
Em junho consegui minha carteira de motorista restrita que finalmente me liberou para dirigir sozinho e com isso não precisei mais depender de ninguém.
Pela primeira vez em quase 3 anos voltei ao Brasil e pude passar um mes inteiro com minha família e amigos. Foi muito bombação e me fez sentir renovado.
Em 2009 comprei meu segundo carro e dessa vez mesmo indo um pouquinho acima do orçamento, o resultado foi um carro super bacana e em otimo estado. Amo o Silver Bullet!
Finalmente depois de 6 meses, meu processo de residência chegou ao fim e consegui meu visto de permanência. Agora com os mesmos direitos que os neozelandeses e mais do que nunca me tornei um kiwi! Quanta felicidade!
Depois de muito me preparar e procurar pela oportunidade certa eu encontrei a chance de mudar de emprego e dessa vez num restaurante melhor e com muitas condições de aprendizado e crescimento. Mais um grande passo na carreira do cozinheiro/lesado e ele vai se jogar nessa nova aventura.

Kiwi Boy ficou mais velho também e mesmo que isso não seja digno de comemoração é algo que fez parte dos momentos importantes do ano assim como o natal foi passado com a família em casa e isso foi otimo!
Antes mesmo do Natal eu e Nathan realizamos um dos maiores sonhos que se pode ter. O sonho da casa própria! Encontramos uma casa ótima que não só tem tudo o que precisamos mas que nos dá muito orgulho! Que bombação master!
Pra encerrar um ano memorável, três dias em Queenstown com gente divertida e muita festa! Possivelmente o melhor reveillon de todos!
Feliz? Eu não poderia estar mais...2009 foi um divisor de águas na minha vida e só tenho a comemorar e continuar trabalhando.