Tuesday, April 24, 2012

Os Kiwis e o cigarro.


Na Terra Média o cigarro é um vilão. É tão impopular quanto a maconha e outras drogas.
O governo trabalha pesado pra fazer do tabaco um produto cada vez mais dificil de ser adquirido pelo público.
Cigarro não é vendido em qualquer lugar por aqui, nunca está em local visível e se você é menor de 18 anos não pode comprar mesmo! E se mesmo assim você conseguir um cigarro, se for pego pela polícia fumando na rua vai ter problemas.
Em 2007 a NZ se tornou o terceiro país no mundo a proibir o consumo de cigarros em lugares fechados, incluindo bares e restaurantes.
Em outubro de 2009 quando fui ao Brasil pela última vez a mesma lei tinha entrado em vigor dois meses antes no Estado de São Paulo e todo mundo ainda estava reclamando muuito da nova lei, enquanto eu, já acostumado à lei kiwi tentava explicar que era uma ótima idéia!
Estou curioso pra saber se a galera já se acostumou e agora acha mesmo que é uma boa não fumar em lugares fechados.
Esta semana o governo kiwi confirmou que o projeto anti-tabagista segue firme e forte e eles esperam que por volta do ano 2015 um maço de cigarros custará por volta de NZD$100,00, não, você não leu errado... Cem Dolares por um maço de cigarros!
A idéia é que por volta de 2017 não exista cigarros à venda no país!
Agora, você que é fumante pesado e imagina como seria viver num lugar onde não existe cigarro...não venha pra essas bandas a não ser que esteja preparado para uma reabilitação forçada.
Eu sinceramente não acho que essa seja a melhor saída, concordo plenamente que o fumo é terrível para a saúde, mas simplismente varrer o tal produto do mapa é um tanto extremo.
Como ficam os tradicionalíssimos e excelente charutos cubanos?! E o milenar shisha (narguilê)? E todo os outros produtos do tabaco que não são simplismente um cigarro?!
Isso vai muito além dos meus pensamentos e o governo kiwi, diferente de outros governos ao redor do mundo que se deixam pressionar pelo lobby da indústria tabagista tem todo o controle e poder de decisão sobre o assunto.
Só imagino se um dia o governo vai se dar conta dos danos causados pelo alcóol neste país e como os kiwis não sabem como fazer uso de bebidas alcóolicas de maneira consicente e vão tentar regular e dificultar cada vez mais o consumo mesmo tratando-se de uma herança secular vinda dos ingleses (que bebem feito peixes) e que tem o mesmo impacto maléfico em grande parte da população. Hummm...nunca! hahahaha
Sou grato por ser não-fumante :-)

Friday, April 20, 2012

Dois meses antes do Brasil

Dois meses até a viagem de férias pro Brasil...mal posso esperar!
A cada dia que passa acho que foi um erro escolher is pra lá só por três semanas, não é suficinete! Preciso de mais tempo!!!!
Mas paciencia, é o tempo que tenho e quero muuuito fazer bom uso do tempo que terei e vou!
Nathan está na melhor situação que poderia estar. Animadíssimo com a viagem e adorando saber que tem gente organizando tudo e que ele só precisa entrar no avião e aproveitar tudo.
Ainda organizando os detalhes da viagem pro Nordeste e pro Rio, porque não dá pra levar o kiwi pro outro lado do mundo sem ele ver o Cristo, Pão de Açucar, etc...
Se prepara Brasil!