Wednesday, February 23, 2011

Terremoto

Há seis meses atrás Christchurch, a maior cidade da Ilha Sul com por volta de 350 mil habitantes sofreu com o maior terremoto de sua história.
O tremor atingiu a cidade no dia 03 de setembro de 2010 com uma magnitude de 7.1 na escala richter numa profundidade de 33km.
Muitos prédios e casas foram danificados perdendo chaminés e paredes, nos supermercados as prateleiras caíram, gás e energia elétricas foram cortados e o abastecimento de água sofreu danos também.
Milagrosamente não houve casos de morte e nenhum ferido seriamente.
A população tenta voltar ao normal e reconstriur suas casas e as companhias de seguro tentam atender aos milhares de pagamentos e ajuda. O governo ainda mantém abrigos temporários para as famílias que não podem voltar para suas casa por falta de segurança.
Estive por lá dois meses depois do tremor e as coisas já tinham voltado ao normal mas por todo o lado via-se prédios com estruturas metalicas segurando paredes e outros esperando reformas iniciarem. Os aftershocks (pequenos tremores que acontecem após um tremor grande) fizeram parte da vida dos habitantes por meses.
Hoje, 22 de fevereiro de 2011 um terremoto de magnitude 6.3 na escala richter atingiu a cidade novamente. A grande diferença no impacto causado pelo tremor foi que a profundidade do epicentro, apenas 5km.
O resultado foi uma destruição muito maior que o terremoto de seis meses atrás.
Prédios inteiros desabaram, casas destruídas, crateras no meio das ruas, caos e o pior de tudo, fatalidades.
Até o momento quando escrevo este post são 65 mortes confirmadas e por volta de 100 pessoas presas nos escombros de prédios comerciais. Não há uma estimativa de desaparecidos.
Na TV as imagens são fortes e desesperadoras, pontos turísticos e muito movimentados da cidade estão destruídos e muita gente não consegue deixar o centro da cidade e ir para casa.
Gás, eletricidade e água sofreram cortes e os telefones e celulares ficaram fora de serviço por grande parte do dia.
Eu já passei por terremotos antes e por menor que o tremor seja a experiencia ainda é apavorante. Estive em Christchurch há 4 semanas atrás e tenho amigos e familiares na cidade.
Minhas orações vão à todos de Christchurch e região, que Deus os abençoe.

Sunday, February 20, 2011

Mudança de nome

Sempre achei o nome do blog muito grande, não o título mas o endereço virtual.
Então resolvi mudar (denovo eu sei!) para algo mais fácil e que já constava no blog.
O novo endereço é ............ QUASEUMKIWI.BLOGSPOT.COM (Quase Um Kiwi)
Espero que se alguem clicar nos links que deixei por aí em outros blogs eles venham parar aqui...
Obrigado, volte sempre!

Thursday, February 17, 2011

De volta?

A preguiça e a falta de animo tem me matado nos ultimos meses e acabei ignorando o blog...não por falta de assunto ou fotos, só preguiça mesmo.
Festas de fim de ano, curtas férias em janeiro e aí quando a gente se dá conta já é quase março e nada aconteceu por aqui...humpf.
Será que agora volto com força total ou será mais uma tentativa frustrada...sei lá.
Abaixo umas fotos da minha viagem ao redor da Ilha Sul feita em janeiro. Abs.