Wednesday, September 29, 2010

A festa da democracia kiwi.

Comentei sobre as eleições aqui na Terra Média e como os kiwis não sofrem com a propaganda elitoral e muito menos com a lavação de roupa suja dos debates e as acusações que os candidatos trocam entre si durante esse período.
Semana passada chegou pelo correio meu "kit voto" que constitue em um formulário de voto onde tenho o cargo em disputa e abaixo o nome de todos os canditados à vaga. Um livreto com todos os candidatos, foto e um pequeno resumo de quem são eles e por que querem ocupar aquela vaga (nada de promessas ou comparações) e um envelope de retorno. A foto está aí ao lado pra conferir.
As eleições são para prefeito, membros do conselho municipal, (chamemos de vereador) membros do conselho do Invercargill Licensing Trust, organização que regulamenta, gerencia e desenvolve os mais variados projetos em prol da cidade, membro da conselho de saúde e membros do conselho de meio-ambiente e desenvolvimento humano chamado Enviroment Southland.
O mais curioso é que para vereador são doze vagas e você pode escolher os doze candidatos que quiser. Ou seja, você escolhe sua seleção de vereadores para governar a cidade! E o mesmo ocorre com os outros cargos na eleição, dozes vagas pro ILT, seis pro conselho de saúde e pro Enviroment Southland.
Ninguém é obrigado a escolher doze nomes tanto que eu mesmo só escolhi uns quatro.
Outra coisa super curiosa é que nenhum canditado tem partido político, ou pelo menos menciona. No país existem mais ou menos uns dez partidos políticos mas só é mencionado à que partido o cara pertence quando trata-se de membros do parlamento, ministros e o presidente. Engraçado né?
Ao menos para as eleições locais você pode seguir qualquer visão política e não ter que escolher entre situação ou oposição.
Não há limite de reeleições tanto que o atual prefeito de Invercargill ocupa o cargo há 14 anos já!
Outra coisa curiosíssima; um canditado pode candidatar-se à mais um cargo público na mesma elelição. Um cara por exemplo é candidato a prefeito, vereador e conselheiro de saúde, acreditam??? No melhor estilo, "me elege pra qualquer coisa, mas me elege". Hahahahaha
Bom, eu preenchi meu formulário de voto e coloquei na caixa de correio. Pronto!

Sunday, September 26, 2010

Vídeo!


Taí o vídeo prometido. Fiquei impressionado com meu sotaque caipira hahahaha. Enjoy!

Monday, September 20, 2010

Quando tudo fica branco.

Esses últimos dias tem sido de extrema satisfação e deslumbramento com esse fenômeno que é a neve.
Como bom brasileiro, eu nunca tinha visto neve antes de vir pra cá. E a neve era um dos primeiros tópicos da minha "to do list".
Quando morei em Te Anau era uma maravilha ver e montanha coberta de neve todos os dias, inclusive durante o verão mas a bendita neve no chegava até o chão.
No inverno quando finalmente nevou em casa foi uma festa, só tinha na cabeça as imagens de filmes com as ruas brancas e tal. Foi tudo!
Morando em Invercargill, praticamente no mesmo nível que o mar as chances de neve são quase nulas e quando acontece é muito pouca e mais granizo do que neve.
Pois bem, essa semana contra todas as expectativas, nevou por aqui, não nevou em Te Anau, mas nevou muito por aqui! Não nevava desse jeito há uns dez ou doze anos! E nevou por dois dias!!!
O choque de acordar com tudo coberto por aproximadamente 20-25 cms de neve foi incrível e nada melhor do que fazer bonecos de neve, guerra de bolas de neve e tudo o mais que a gente ve as crianças nos filmes fazendo hahahah.
A neve era tanta que meu carro não saiu do lugar e eu e Nathan decidimos ir até o parque perto de casa tirar fotos e ir tomar um chocolate quente na casa da prima dele.
A diversão foi garantida mas depois da euforia todo mundo se dá conta de que a neve não é tão prática assim.
Como meu carro não se mexeu tive que ser resgatado pelo pai do Nathan no 4x4 pra chegar ao trabalho. Muitos lugares não abriram nos ultimos dois dias devido à grande quantidade de neve nas ruas, falta de pessoal pra trabalhar e comprar.
Os supermercados fecharam ontem e um deles sofreu com a queda de parte do telhado. Várias lojas estão fechadas por falta de segurança nos telhados, a neve foi tão pesada que causou danos.
Mas o pior aconteceu no Stadium Southland, a arena esportiva multiuso da cidade. O telhado plano simplismente não aguentou o peso da neve e granizo e caiu! O prédio foi construído no ano 2000 e custou uns $10 milhões de dólares....agora não tem mais nada e nin'guém sabe oque vai acontecer com os times de netball e baskeball da cidade, pois a temporada começa em dois meses e não temos outro ginásio na cidade!
O que a neve traz de beleza ela pode trazer de danos.
Fiz muitas fotos (abaixo) e um vídeo bacaninha que prometo postar logo.

Wednesday, September 15, 2010

Programa Kiwi....Rugby

Fiz minha reserva para conseguir ingressos do jogo da Argentina na Copa do Mundo de Rugby ano que vem aqui na NZ.
Reservei quatro ingressos por NZ$31 cada oque é super barato para um evento deste porte. Porém Invercargill receberá dois jogos considerados secundários. E isso ajuda a tornar os ingressos mais acessiveis.
Depois disso nada melhor do que ir ao palco dos jogos no ano que vem, o Rugby Park.
O Southland Stags é o orgulho da província. Nas ultimas tres temproadas o time passou de mediano para um dos melhores do país, conquistando no campeonato passado o Ranfurly Shield (clique no link pra ler o post sobre isso)  http://enquantoissonaterramedia.blogspot.com/2009/10/oh-southland.html 
O jogo foi contra North Harbour e o shield estava em jogo. Casa cheia, muita animação, nada comparada à torcida de futebol no Brasil mas tudo era uma festa.
Os Stags ganharam o jogo, 47 X 21 e mantiveram o shield por mais uma semana quando jogam contra Aukland.
Neste post, fotos do jogo com casa cheia e da minha pessoa com minha melhor amiga, Eli.
Go the Mighty Stags!!!!



Friday, September 10, 2010

Copa do Mundo de Rugby 2011

Hoje começa a contagem regressiva de um ano até o início da RWC 2011 - Copa do Mundo de Rugby que será aqui na NZ!
É bem interessante poder acompanhar todos os preparativos para este que é o segundo maior torneio de uma única modalidade no mundo, atrás claro da Copa do Mundo de Futebol. Inclusive poder comparar como a NZ e o Brasil estão se preparando para receber eventos deste porte.
Pra começar a IRB é muito menos exigente que a FIFA, por isso é muito mais fácil pra um país do tamanho da NZ com apenas 4 milhões de habitantes organizar um evento tão grande.
A grande maioria dos estádios já existem e o custo dos novos é muito menor do que os estádios que estão sendo contruídos apra o futebol no Brasil (imagino a razão).
Aqui em Invercargill por exemplo o Rugby Park tem capacidade para pouco menos de 20 mil expectadores. Uma lateral inteira do estádio é só da famosa "geral", não é nem arquibancada, a galera assiste ao jogo de pé mesmo, como nos bons tempo do Maracanã.
Um estádio de futebol nunca teria uma "geral" em jogos de Copa do Mundo né?!!?
Enquanto no Brasil já não se para de falar da Copa de 2014, aqui passamos dias e até semanas sem ouvir falar da Copa 2011. Tudo é muito organizado, sem correria, Eles sabem onde os investimentos estão indo e seguem o programa à risca.
Confesso que a passionalidade latina que nos é característica dificulta muito na hora de tomar decisões e deixar o emocional de lado. Eita desespero que o futebol causa no povo brasileiro hein!?
Invercargill receberá dois jogos pela fase de grupos da copa. No dia 10 de setembro 2011 a Escócia joga contra um time ainda a ser definido (um playoff está sendo jogado entre Uruguai e Romenia pra decidir quem vai à copa) e no dia 17 de setembro 2011 a Argentina joga contra esse mesmo time que vem do playoff.
Os ingressos começam a ser vendidos amanhã de manhã e espero conseguir um ingresso para o jogo dos pumas argentinos! Ou quem sabe pros dois jogos...dedos cruzados!

Tuesday, September 7, 2010

Da série "Quanto Custa"

Se tem uma coisa que na NZ é muito mais barato de se comprar do que no Brasil, é carro.
Diferente do Brasil, a Nova Zelandia não possui indústria automobilística e nenhuma montadora nunca se interessou em produzir carros por aqui. Afinal de contas trata-se de duas ilhas de localização nada favoráveis com relação à mercados consumidores e o mercado interno tendo apenas 4 milhões de pessoas.
O grande fornecedor de carros para a NZ é o Japão, sendo com carros 0Km ou com carros usados. A qualidade dos carros que chegam por aqui depois de terem rodado kilometros por Tóquio, Osaka ou Nagoya é geralmente muito boa e o melhor fica por conta do preço.
Comparando com o Brasil, um carro importado do Japão pode custar 3 vezes menos que o mesmo carro produzido em território brazileiro e revendido após um ou dois donos.
Há tres pontos importantes para os carros japoneses serem compras tão vantajosas por aqui.
1- A quantidade de taxas e impostos pagos é quase nada perto do valor pago pelos brasileiros.
2- A qualidade de fabricação e acabamento japoneses.
3- As estradas japonesas e neozelandesas são tapetes quando comparadas às brasileiras.
Mas tudo tem um lado ruim, claro!
Como o Brasil produz praticamente todo os carros consumidos pelo mercado nacional, torna-se muito mais barato comprar peças e pagar por reparos.
Já a NZ tem que importar todas as peças assim como os carros. Os carros japoneses ou coreanos não são muitos caros pois as peças estão em todo lugar. Mas peças para carros europeus já são bem mais complicadas de se conseguir.
Crescer cercado por Volkswagen e Fiat e nos ultimos 15 anos ou mais com Peugeot, BMW, Renault, Audi e todos os outros europeus que mais tarde passaram a ser produzidos no Brasil fica difícil escolher um carro que não tenha a personalidade e design de um europeu contra a falta de estilo dos asiáticos. 
Sofri e sofro por ter optado em comprar primeiro um VW e agora um Peugeot.
Pra começar não é toda mecânica que trabalha com carro europeu e se precisar trocar peças...ferrou!
A última visita do Bullet (meu carro) custou uma pequena fortuna.
O desgraçado do Peugeot 206 já me deu tanta dor de cabeça que agora decidi dar um basta no charme europeu e adquirir um japones e ser feliz! Claro que procurarei por um com um pouco de carisma hehehe.

Thursday, September 2, 2010

Comparando...

É praticamente impossivel passar um dia sem que algo ou alguma situação me faça pensar e comparar a NZ com o Brasil.
As eleições presidenciais brasileiras tomam conta do noticiário da internet e por aqui estão chegando as eleições para prefeito, vereadores e outros cargos públicos.
Por ter visto de residente eu sou apto à votar. Para isso eu tive que preencher um formulário simples que o próprio orgão elitoral me mandou e depois confirmar meu endereço. Nas próximas semanas eles devem me mandar a lista de candidatos e os cargos disponiveis para que eu fique por dentro de tudo e no dia da votação eu só preciso comparecer ao local de voto com um documento com foto e estarei pronto pra fazer parte da "festa da democracia".
Diferente do Brasil, a política não atrai o interesse da maioria dos kiwis e provavelmente só metade da população irá votar nas próximas elições.
Por aqui vota quem quer e se quiser.
Não há horário político, debates, propaganda na tv, rádio ou nas ruas. Alguns poucos entusiasmados colocam uma placa com o nome do candidato na frente de casa, sem foto, sem número, sem partido, só o nome.
Tudo é muito discreto e sem acusações e lavação de roupa suja na mídia.
O lado ruim? As pessoas não conhecem os candidatos e muito menos suas propostas e acabam votando em qualquer um que lhe vem à cabeça.
Reeleição é permitida e por quantos mandatos o cara quiser e conseguir. O atual prefeito de Invercargill, Tim Shadbot está no quarto mandato seguido e tem grandes chances de ganhar mais um.
Dizem que política não se discute então não vou comentar sobre as eleições brasileiras. Mas que a coisa é bemmmm diferente daqui...aff isso é.