Tuesday, August 24, 2010

Da série "Quanto Custa?"

Estava conversando no msn outro dia com um amigo e leitor do blog, o Paulo. Ele é dentista no Brasil e estava contando pra ele a aventura que é ir ao dentista aqui na NZ. Eis a história:
Há dois anos atrás fiz uma restauração num dente e há dois meses este começou a doer muito, liguei pro dentista e tive que esperar 3 semanas por um horário, o que foi razoável, pois as vezes pode demorar até 3 meses pra conseguir ver o dentista.
Devo mencionar que entre ir ao dentista não é minha idéia de diversão e daria tudo pra não ter que ouvir o barulho da broca nunca na vida!
Cheguei ao dentista e fui direto pra cadeira, contei o que aconteceu, ele tirou raio-x, escaneou tudo no computador pra me mostrar, deu anestesia, removeu a massa antiga, limpou o dente, verificou que o nervo não estava exposto, fez uma limpeza básica na boca, colocou a massa nova, secou, limpou denovo e me mandou embora. Tudo isso num tempo recorde de 15 minutos! Não é brincadeira!!!!!
Dois dias depois recebi a conta pelo correio...$225.00 dolares!
Não é a toa que uma das coisas mais comuns aqui é ver gente com dente faltando na boca, dente podre ou pior, pessoas na casa dos 30 anos usando dentadura. Até o apresentador do "Jornal Nacional" daqui, quando da risada, tem um espeço a mais na boca hahahaha.
Nos países de primeiro mundo o sistema de saúde é medíocre...e pior, aqui nem dá pra ir num dentista baratinho ali na esquina como no Brasil. Humpf!
O dente não doeu desde aquele dia mas a conta bancária...

Thursday, August 19, 2010

Terra Média?!?!?

Pra quem acompanha cinema ou lê livros como quem trabalha numa livraria, vai se lembrar que a Terra Média foi onde se passou a saga de Frodo e a sociedade do anel tentando destruir o tal anel na trilogia "O Senhor dos Anéis".
Acontece que os três filmes foram rodados aqui na Nova Zêlandia e Sir Peter Jackson, o diretor, também vem daqui.
Portanto todos os cenários magníficos de montanhas, planaltos, florestas e tudo o mais são parte do que eu vejo o tempo todo por aqui.
Lugares como Milford Sound (foto), Glenorchy, Queenstown e a região de Waikato serviram de locação para os três filmes.
E isso não aconteceu porque o diretor é kiwi. A NZ é famosa por servir de cenário para filmes de hollywood como "O Último Samurai" com Tom Cruise, "As Crônicas de Nárnia", "Desafiando os Limites" entre outros.
Esse último é um orgulho nacional e principalmente do povo de Invercargill, onde moro. O filme conta a história de Burt Monroe, um apaixonado por motocicletas e velocidade que passou anos trabalhando e alterando uma moto para poder bater o recorde de velocidade numa competição que acontece todos os anos em Salt Lake City, EUA no fim dos anos 50. Burt (encenado por Sir Anthony Hopkins) nasceu e passou sua vida inteira em Invercargill onde colecionou amigos e admiradores. É possível ver a moto original com que Burt quebrou o recorde mundial por vários anos numa loja da cidade e outras réplicas no Southland Museum and Art Gallery e no centro da cidade.
Eu sempre fui muito fã de Frodo e da estória toda do "O Senhor dos Anéis" e eu e meus amigos costumávamos nos referir à NZ como a Terra Média, então pegou.

Wednesday, August 18, 2010

Mudanças...pra melhor servir.

Há quatro meses decretei o fim deste blog porque vinha desanimado e não vendo mais nenhuma serventia nos meus posts. Acho que perdi o tesão de escrever por não ter muito feedback dos leitores e também por não ter nada muito interessante acontecendo na minha vida, afinal de contas depois de um certo tempo a vida tende a entrar numa rotina e portanto menos aventurosa.
Mas como escrever sempre foi uma das minha paixões, nesses ultimos quatro meses não me faltaram idéias para posts e coisas interessantes pra falar à respeito.
Daí então que eu decidi voltar a escrever aqui mas dessa vez quero mudar várias coisas e já comecei pelo layout to blog inclusive o nome. Adeus "Almost Kiwi Boy", foi aqui que contei sobre os primeiros 3 anos da minha vida na NZ e me orgulho muito desse material, por isso que tudo ficará disponivel aqui pra quem quiser ler e pra eu mesmo matar a saudade do começo da minha jornada na Terra Média.
Outra coisa que vou mudar será o jeito de escrever, não vou mais falar da minha vida particular, quero escrever sobre a Nova Zelandia pela visão de um imigrante, as diferenças culturais, as semelhanças com o Brasil, as coisas estranhas e engraçadas e tudo o mais que eu achar interessante. É esse o formato que quero ter, dinâmico, divertido e informativo. O tipo de blog que eu gosto de ler.
Portanto, começa aqui uma nova fase, espero que gostem, espero que leiam e recomendem.
Bem-vindo ao blog "Enquanto isso na Terra Média..." meu nome é Thiago.