Friday, August 24, 2007

Vem de Dentro - (Diario de Viagem)


Ha quase uma semana viajando e perto de terminar a viagem, estamos na maior cidade da ilha, cercados de predios e carros.
Percebo realmente o quanto a natureza me energiza, alegra e me faz bem.
Ao mesmo tempo que a vida cosmopolita de Christchurch ou Dunedin me seduzem, com tanta diversidade e facilidades, o interior do pais, e quando digo isso me refiro aos lugares menores, mais afastados e mais perto do verde. Eh lah que vejo e valorizo como a vida simples porem inserida na modernidade me satisfaz mais.
Eh como se a animacao por estar na cidade grande fosse reservada para momentos especiais e por conseguinte, mais valorizados.
Nada disso se compara com todos os dias poder observar as montanhas, os campos e o lago. Mesmo que num ato mecanico eu veja as montanhas indo e vindo da minha rotina do dia-a-dia e eu nao fale com elas, a sua presenca eh sentida no meu coracao.
A viagem fez com que eu me apaixonasse mais ainda por esse pais.
Definitivamente quero ver mais, viver mais isso tudo aqui. Quando as pessoas dizem que os lugares as escolhem, acho que a Nova Zelandia nao me escolheu, mas que nosso encontro reuniu coisas que se completam. Eh assim que vejo.
Gostaria de poder viajar mais, ficar por mais tempo nos lugares que realmente me deixaram feliz.
E mais, poder visita-los no verao e aproveitar mais ainda.
A realidade eh outra, a sempre dura realidade. A viagem acaba, e a vida de responsabilidade retorna, por mais que eu nao queira. Mas tento nao pensar nisso, nao ainda, e quando chegar o inevitavel, pensar sem sofrimento.
Um grande ensinamento que trouxe de casa para ca foi se focar no intuito, no objetivo. Por isso que realizar eh o lema. Agora eh trabalhar, seguir, buscar, realizar tudo da melhor maneira possivel e no momento certo, ser humilde e agradecer pelos frutos colhidos.
Estranhamente a saudade que sinto de casa e de varias outras coisas se torna pequena quando meu coracao sente a satisfacao de estar conquistanto cada dia pelas minhas proprias forcas.

Acho que o menino estah mesmo dando lugar ao homem que inevitavelmente um dia me tornarei, soh quero poder conservar a vivacidade e jovialidade que considero saudaveis qualidades.
O medo de crescer as vezes some e me sinto capaz. Capaz de ser o que eu quiser e ir onde minhas pernas ficarem tentadas a ir.
Devo confiar mais, afinal, meu objetivo de vida pode ser utopico ou dificil, mas ser feliz nao eh impossivel.
Se algum anjo estiver passando por mim agora, que ele diga amem.
Obrigado.
Thiago Sa, 10 de agosto de 2007
Chirstchurch - Nova Zelandia

Tuesday, August 14, 2007

Projeto Ilha Sul - Boletim Final



Foram 09 dias de viagem, 2.722 kilometros rodados, hospedados em 07 hostels diferentes, mais de 50 cidades, vilas e distritos percorridos, todos os 05 Estados da Ilha Sul foram visitados, Nelson/Malborough, West Coast, Canterbury, Otago e o nosso, Southland.
Mais de 500 fotos e 15 videos registrados.
Muitas coisas sensacionais que nao serao esquecidas e poucas, bem poucas pra deixar de lado.
A regiao que o cozinheiro/lesado vive, Fiordland, eh muito bonita, todos jah cansaram de ver as fotos dos lagos, rios e montanhas com neve. Mas nenhum dos dois viajantes poderia imaginar que viria paisagens mais bonitas ainda, umas que lembravam lugares mais gelados que aqui e outros que faziam lembrar as praias tropicais tupiniquins.

Muitos momentos de completa admiricao diante de uma natureza tao exuberante, tao perfeita! Cartoes postais nao conseguem exibir a beleza que se pode constatar ao vivo, mas as imagens fazem com que aqueles que estao longe possam entender um pouco o motivo de tanta felicidade.

O cozinheiro/lesado e Miss Eli (VIB) fizeram um ranking dos destaques e das melhores coisas encontradas pela viagem. O espaco se torna pequeno demais pra dividir o material que foi acumulado. Vamos tentar!
O melhor da viagem definitivamente foi a Colonia de Focas em Kaikoura e Waipapa Bay, ficar tao perto delas, fotografa-las e filma-las, sentir o cheiro delas (nada perfumado) foi uma experiencia que ficarah marcada! E que com certeza estah na lista das que queremos repetir.
Os lugares mais bonitos: Kaikoura, Kaiteriteri e Punakaiki.
As focas e a costa de Kaikoura sao lindas, da praia voce pode ver a montanha com neve, imagem de fantasia mesmo.
Kaiteriteri lembra as pequenas prainhas do nordeste brazuca, areia dourada e muitas conchas no chao.
Punakaiki e suas Pancakes Rocks sao uma obra da natureza.


Os melhores hostels: Noah Ark Backpackers (Greymouth), Sleepy Whale Backpackers (Kaikoura) e Foley Towers (Christchurch). Todos confortaveis, limpos e com atendimento amigavel, super amigavel no caso do Sleepy Whale! heheheh
A melhor refeicao: Uma barraca de comida alema na praca da catedral de Chirstchurch que servia pure de batata, repolho refogado e uma salsicha alema com mostarda, nada de espcial ate ai, porem a salsicha se parecia muito com a calabreza defumada brazileira...motivo de felicidade dos viajantes! (hummm)
Toda viagem tem seus imprevistos, e nenhuma escapa dos problemas, por isso existiram as piores coisas: Hanmer Springs e a falta de vagas nos hostels de Blenheim, oque nos obrigou a dormir em Renwick, pequena cidade ao lado. Porem, Watson's Way foi um otimo hostel, muito melhor que os que visitamos e estavam cheios.
Hanmer Springs era tido por varias pessoas como o lougar que nao poderiamos deixar de visitar, ele ficou fora do roteiro original do projeto por ficar fora da costa e nos deslocar para dentro da ilha para visita-lo, sua atracao e unica eram as piscinas de aguas naturais aquecidas. No decorrer da viagem decididos ir ate lah...pra nada.
As tais piscinas foram transformadas em parque aquatico (de pessima qualidade) e para visitar ou nadar eh preciso pagar uma entrada. Alem disso, o lugar oferecia absolutamente nada.
Algumas refeicoes tambem foram bem infelizes entre elas: Sweet and Sour Chicken (Greymouth) e Burritos (Christchurch), melhor nao comentar!
Nada que esteja no ranking "ruim" afetou a viagem, afinal de contas, nada tirava a exitacao de conhecer lugares novos.
Voltando de Kaiteriteri, uma forte chuva de granizo nos pegou de surpresa, minutos depois ela passou e deixou em seu lugar um arco-iris enorme em forma de arco. Paramos na estrada para fotografar onde ele comecava, dentro da baia em Mapua, numa praia sensacional a poucos passos do asfalto. De volta a estrada pudemos ver de perto o fim do arco-iris, na verdade de dentro! Ele estava no meio da rodovia! Podiamos ver as cores em volta do carro! Isso sim eh a presenca dos Deuses! E o Deus do arco-iris traz muito boa sorte!
Outro momento pra recordar foi ver um verdadeiro kiwi, o passaro! Ao Vivo! Num viveiro dentro do aquario de Chirstchurch. Muito ameacado de extincao, os kiwis sao aves noturnas, portanto o viveiro nao tinha iluminacao e fotografar e falar durante a visita era proibido. Mas a sensacao de estar perto do simbolo nacional, quase uma lenda, foi bacana demais! Outros animais que marcaram presenca foram o Takahe, muitos deles nos campos da West Coast e Nelson e uma Kea faminta em Franz Josef Glacier, duas aves muito famosas por aqui.
Em Chirstchurch provamos das baladas kiwis, tres delas inclusive! Mas de longe, nao podemos comparar a Sao Paulo....hummm
Fomos ate o lugar mais ao sul da ilha, Slope Point em Catlins, mas o clima nao nos permitiu chegar ate o mirante, nos deixando um tanto frustrados.

Comecamos a viagem com neve na estrada de Cardrona, entre Queenstown e Wanaka, tivemos muita chuva em toda a West Coast, pegamos sol em todo o norte da ilha e no fim, chuva em Catlins e neve em Invercargill. Coisas normais no inverno da NZ.
Muito aprendemos nessa viagem, muito sobre a Terra Media e no caso do Kiwi Boy, muito sobre ele mesmo.
O cozinheiro/lesado/viajante voltou pra casa, para o dia a dia. Mas com saudade da estrada!

Thursday, August 9, 2007

Projeto Ilha Sul - Boletim 02

Esse curto post eh sobre esse mundo maravilhoso, sobre como a natureza e Deus sao sensacionais.
Depois de Nelson, o cozinheiro/lesado passou por Blenhein, Motueka e foi ate uma prainha linda em Kaiteriteri no Abel Tasman Nacional Park.
Agora estou em Kaikoura, onde visitei duas colonias de focas. E sao elas o motivo de tanta felicidade....lindas e fofas!
O mundo se mostra mais lindo que nunca!
O cozinheiro/lesado/apaixonado pela natureza diz tchau!

Monday, August 6, 2007

Projeto Ilha Sul - Boletim 01

O cozinheiro/lesado e Miss Eli (VIB) estao nesse momento passando pelo alto da Ilha Sul, na cidade de Nelson. Jah passamos por toda a West Coast, pelos Glaciers que nos tiraram o folego e por praias de aguas selvagens que nos impediram de molhar os pezinhos...humpf!
Jah superamos a marca dos mil kilometros rodados e seguimos pelo alto por mais um dia e ai, descemos pela East Coast.
Ate aqui, centenas de fotos e alguns videos didaticos geograficamente falando e outros que, bem....voces verao a reacao ao vinho neozelandes no organismo do Kiwi Boy. huauhauhauha
Vou nessa...tem gente querendo usar o computador aqui no backpacker...afff.
O cozinheiro/lesado/viajante esta na regiao de Nelson/Malborough, terra dos vinhos! hahahah Com tres garrafas na bagagem....hummmm.

Thursday, August 2, 2007

As Ferias do Kiwi Boy

Seguindo o projeto do "Bombando Sempre", o cozinheiro/lesado e Miss Eli (VIB) estao as vesperas das mais do que merecidas ferias! Viva!!!
Nao que eles estejam nadando em dinheiro (aff isso eh uma piada!) e muito menos tenham completado um ano de trabalho (haha isso eh outra piada neh?!?!), aqui isso nao eh necessario! (morram de inveja!) hahahah. Ainda nos encontramos no inverno, baixa temporada, pouco pra fazer, portanto uma folguinha eh muito bem vinda. As criancas, Bibi e Hairy irao junto! (no coments). E como sempre, aqueles que acompanham a aventura pelo blog, viajarao junto!
A viagem, e vou chama-la de "Projeto Ilha Sul", trata-se de contornar toda a ilha sul da NZ de carro em 10 dias! Aha Uhu!!!!!
Meio corrido, meio louco, mais muito interessante e animador! Pra todos terem nocao e entenderem do que se trata arrumei uns mapas da NZ pra ajudar, ok?
Entao vamos lah....(prestem atencao a aula!)



Um dos mapas mostra a localizacao da pequena, mas bombando sempre, Te Anau, nossa
"home town" o lugar que chamamos de lar! (que bonito isso!), o outro mapa mostra mais detalhadamente a Ilha Sul com suas principais cidades. O trajeto eh o mais simples da historia, pega-se a rodovia 06 pela costa oeste e no alto a rodovia 01 pela costa leste. Pronto estamos de volta em casa! Ridiculo de facil! hahahah Por isso mesmo, o miolo da ilha fica pra proxima viagem, afinal de contas algo tem que ficar sem ser visto!


Em dimensao, eh como se contornassemos o Estado do Parana, apesar de ele ainda assim ser um pouco menor que a Ilha Sul. Nao vou falar em kms porque nao tenho certeza. humpf!
A viagem se inicia no proximo dia 04 de agosto e termina em 13 de agosto, sim, estamos as vesperas mesmo! E a adrenalina aumenta...muito oque preparar e arrumar, por isso mesmo....tchau! Vou nessa!
A cada cidade ou bombacao nova, tentarei fazer posts curtos e rapidos e quem sabe com fotos! A ideia eh ter um diario de bordo, tirar milhares de fotos e dar continuidade aos primeiros passos do cineasta em terras kiwis!
O cozinheiro/lesado/pe na estrada se despede. E que tudo corra bem e essa viagem traga mais felicidade pra esse coracao luso/brazuca/kiwi...os votos sao os mesmos pro casal mais lindo e amado do mundo, Papis e Mamis (meu Tuuuudo) do cozinheiro/lesado tambem estao de malas prontas pra visitar a "terrinha"!!!! Estao retornando a Portugal depois de quase 50 anos! Nao sei bem quem estah mais animado, esse que vos escreve ou eles, ou qual viagem sera mais bombacao! Mas espero que tudo de certo e todos voltem pra casa do jeito que sairam e tragam boas lembrancas! E claro, lembrancinhas sao sempre bem-vindas!